ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ESCOLARES PRATICANTES DE JOGOS COM CARACTERÍSTICAS MOTORAS E COGNITIVAS
Mariele Lemos Pedroso, Gerard Maurício Martins Fonseca
O presente trabalho teve por objetivo analisar o nível de ansiedade pré-competitiva de escolares participantes de competições de xadrez e badminton. O estudo envolveu 89 crianças entre 10 e 12 anos, sendo 58 meninos e 32 meninas, participantes dos Jogos Escolares da cidade de Caxias do Sul/RS. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Competitive State Anxiety Inventory – 2 (CSAI-2). Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre os níveis de ansiedade somática e cognitiva entre as duas modalidades e entre os sexos. Porém, o estudo apontou os praticantes de badminton são mais autoconfiantes do que os de xadrez (p<0,013). Os avaliados apresentaram um nível de ansiedade baixo de acordo com o escore do teste, o que nos leva a concluir que neste caso o nível de ansiedade não é um fator determinante para o desempenho dos estudantes nos Jogos Escolares.
Palavras-chave: Ansiedade. Esporte. Competição.
Mariele Lemos Pedroso, Gerard Maurício Martins Fonseca