CONHECIMENTO DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS
Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Vinicius Zeilmann Brasil, Jessica Dias Cardoso, Valmor Ramos.
O objetivo do estudo é representar a organização do conhecimento de graduandos em Educação Física a respeito da aprendizagem significativa dos jogos esportivos coletivos por meio de mapas conceituais. A pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. A seleção dos participantes foi intencional e não-probabilística. Participaram do estudo, três graduandos em Educação Física. A representação da organização do conhecimento foi realizada por meio do mapeamento conceitual retrospectivo. Os resultados indicam que os graduandos investigados possuem conceitos a respeito da aprendizagem significativa assimilados a partir de experiências pessoais de prática esportiva, de observação e de reflexão. Porém, os mapas conceituais construídos a partir da interpretação das entrevistas demonstram que a organização do conhecimento é parcialmente coerente com uma proposta conceitual cientificamente aceita.
Palavras-chave: Jogos Esportivos Coletivos. Aprendizagem Significativa. Conhecimento. Pedagogia do esporte.
The objective of the study is to represent the organization of knowledge of Physical Education undergraduates regarding the meaningful learning of collective sports games through concept maps. Research with a qualitative approach, descriptive and interpretative in nature. The selection of participants was intentional and non-probabilistic. Three Physical Education undergraduates participated in the study. The representation of the organization of knowledge was carried out through retrospective conceptual mapping. The results indicate that the undergraduate students investigated have concepts regarding meaningful learning assimilated from personal experiences of sports practice, observation and reflection. However, the conceptual maps constructed from the interpretation of the interviews demonstrate that the organization of knowledge is partially coherent with a scientifically accepted conceptual proposal.
Keywords: Team Games Sports. Meaningful learning. Knowledge. Sports pedagogy.
Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Vinicius Zeilmann Brasil, Jessica Dias Cardoso, Valmor Ramos.