PERFIL MULTIDIMENSIONAL DE JOVENS JUDOCAS MEDALHISTAS DE NÍVEL ESCOLAR
Aline Aparecida de Souza Ribeiro, Francisco Zacaron Werneck, Emerson Filipino Coelho, Jefferson da Silva Novaes, Jeferson Macedo Vianna.
O objetivo do presente estudo foi comparar as características antropométricas, físico-motoras, psicossociais, maturacionais e de avaliação do treinador entre jovens judocas medalhistas e não medalhistas. Participaram do estudo 60 judocas do sexo masculino, alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF) que participaram dos Jogos da Amizade – competição escolar de nível nacional. Os atletas foram submetidos a uma bateria de testes multidimensional, proposta pelo Projeto Atletas de Ouro®, para medida do tamanho e composição corporal, força, velocidade, resistência e flexibilidade, habilidades psicológicas, experiência esportiva e maturação biológica. Os professores de Educação Física avaliaram os atletas quanto aos aspectos intangíveis do potencial esportivo e a expectativa de sucesso futuro. Os judocas medalhistas tiveram maior desempenho no handgrip (40,5±7,6 vs. 34,9±11,4; p=0,05), no teste de arremesso de medicine ball (5,7±0,9 vs. 4,9±1,2; p=0,03) e foram mais rápidos no teste de velocidade de 20m (3,3±0,2 vs. 3,5±0,4; p=0,02). Além disso, os medalhistas tinham maior tempo de prática (7,4±3,9 vs. 4,3±2,9; p=0,005) e apresentaram maiores habilidades de coping (15,5±2,7 vs. 12,2±2,9; p=0,001), competência percebida (8,6±1,4 vs. 6,8±1,5; p<0,001) e orientação motivacional – competitivo (4,6±0,6 vs. 4,0±0,6; p=0,02). Conclui-se que jovens judocas medalhistas do sexo masculino de nível escolar apresentam maior desempenho físico-motor, maior nível de habilidades psicológicas e maior tempo de prática comparado aos não medalhistas.
Palavras-chave: Dotação. Seleção de Talentos. Judô. Performance.
The aim of this study was to compare the anthropometric, physical-motor, psychosocial, maturational and coach assessment characteristics of young judokas who won and did not win medals. Sixty male judokas from the Military College of Juiz de Fora (MCJF) who participated in the Friendship Games – a national school competition – participated in the study. The athletes underwent a battery of multidimensional tests, proposed by the Golden Athletes Project®, to measure body size and composition, strength, speed, endurance and flexibility, psychological skills, sports experience and biological maturation. Physical Education teachers evaluated the athletes regarding the intangible aspects of their sports potential and their expectations for future success. The medal-winning judokas had better performance in the handgrip (40.5±7.6 vs. 34.9±11.4; p=0.05), in the medicine ball throwing test (5.7±0.9 vs. 4.9±1.2; p=0.03) and were faster in the 20m speed test (3.3±0.2 vs. 3.5±0.4; p=0.02). Furthermore, medalists had longer practice time (7.4±3.9 vs. 4.3±2.9; p=0.005) and presented greater coping skills (15.5±2.7 vs. 12.2±2.9; p=0.001), perceived competence (8.6±1.4 vs. 6.8±1.5; p<0.001) and motivational orientation – competitive (4.6±0.6 vs. 4.0±0.6; p=0.02). It is concluded that young male medalist judokas at school level present higher physical-motor performance, higher level of psychological skills and longer practice time compared to non-medalists.
Keywords: Endowment. Talent Selection. Judo. Performance.
Aline Aparecida de Souza Ribeiro, Francisco Zacaron Werneck, Emerson Filipino Coelho, Jefferson da Silva Novaes, Jeferson Macedo Vianna.