BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O ESPORTE EDUCA? ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL DE PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO DE CARÁTER SOCIAL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Otávio Guimarães Tavares da Silva, Donaldson Rodrigues Thompson, Diogo Mello da Rosa, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Bruno Malias Mendes.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os efeitos de um projeto esportivo de caráter social no comportamento pró-social de seus participantes. A investigação caracterizou-se como um estudo quantitativo de tipo pré-teste / pós-teste com delineamento “quase experimental” com grupos não randomizados. Para a avaliação do comportamento pró-social utilizamos o Prosocial Behaviour Questionnaire – PBQ (WEIR; DUVEEN, 1981). A diferença entre as médias de pré e pós-testes, foi obtida pelas técnicas Mc Nemar e Kappa. A confiabilidade da aplicação do instrumento foi mensurada pelo cálculo do Alpha de Crombach, sendo de 0.892 para pré-teste e 0.942 no pós-teste, atingindo um elevado grau de confiabilidade. Os resultados indicam uma mudança estatisticamente significativa em 95% das questões em análise, mostrando por dados empíricos que há relação positiva para a existência de comportamentos pro-sociais em decorrência da prática esportiva em ambientes controlados. Sugere-se mais estudos para analisar com maior profundidade os conteúdos relacionados a comportamento pró-social e a influência do esporte em projetos sociais.

Palavras-chave: Esporte. Educação. Projetos sociais.

Abstract

This study aimed to understand the effects of a social sports project on the prosocial behavior of its participants. The research was characterized as a quantitative pre-test/post-test study with a “quasi-experimental” design with non-randomized groups. To assess prosocial behavior, we used the Prosocial Behavior Questionnaire – PBQ (WEIR; DUVEEN, 1981). The difference between the pre- and post-test means was obtained using the Mc Nemar and Kappa techniques. The reliability of the instrument application was measured by calculating Crombach's Alpha, being 0.892 for the pre-test and 0.942 in the post-test, reaching a high degree of reliability. The results indicate a statistically significant change in 95% of the questions under analysis, showing through empirical data that there is a positive relationship with the existence of pro-social behaviors as a result of practicing sports in controlled environments. Further studies are suggested to analyze in greater depth the content related to pro-social behavior and the influence of sport on social projects.

Keywords: Sport. Education. Social projects.

Palavras Chave

Otávio Guimarães Tavares da Silva, Donaldson Rodrigues Thompson, Diogo Mello da Rosa, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Bruno Malias Mendes.

Pesquisar artigos

Publicações