BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

SURFE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

 Luana Cristina da Silva Venina, Viviane de Morais Machado Gardiano, Wilsilene Tamirys Campos Andrade, Poliani Claro Guarinon, Cesar Miguel Momesso dos Santos.

Resumo

O estudo investiga a aplicação do surfe nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental (anos finais), alinhado à proposta de habilidades e competências da BNCC. Objetiva apresentar uma proposta metodológica replicável, desenvolvida em duas etapas: revisão bibliográfica (descritores "surfe", "escola", "educação física") e aplicação prática (quatro aulas em escola pública) em 23 alunos do 9°ano de uma Escola Estadual localizada no Município de Santo André/SP, durante o mês de setembro de 2024. A revisão revelou a escassa exploração do surfe na EF escolar, enquanto a aplicação prática demonstrou a adaptabilidade da proposta pedagógica a ambientes sem mar e o interesse dos alunos. O estudo aborda uma lacuna na literatura e sugere uma proposta pedagógica para apresentação da temática surfe, com os alunos demonstrando alta satisfação com aulas de surfe, apreciando a novidade, equipamentos, história e compreendendo fundamentos e segurança, indicando efetividade das atividades.

Palavras-chave: Metodologia de Ensino. Educação Física Escolar. Surfe. BNCC.

Abstract

The study investigates the application of surfing in Physical Education classes in Elementary School (final years), aligned with the BNCC skills and competencies proposal. It aims to present a replicable methodological proposal, developed in two stages: bibliographic review (descriptors "surfing", "school", "physical education") and practical application (four classes in a public school) in 23 9th grade students from a State School located in the Municipality of Santo André/SP, during the month of September 2024. The review revealed the scarce exploration of surfing in school PE, while the practical application demonstrated the adaptability of the pedagogical proposal to environments without sea and the interest of students. The study addresses a gap in the literature and suggests a pedagogical proposal for presenting the theme of surfing, with students demonstrating high satisfaction with surfing classes, appreciating the novelty, equipment, history and understanding fundamentals and safety, indicating effectiveness of the activities.

Keywords: Teaching Methodology. School Physical Education. Surf. BNCC.

Palavras Chave

 Luana Cristina da Silva Venina, Viviane de Morais Machado Gardiano, Wilsilene Tamirys Campos Andrade, Poliani Claro Guarinon, Cesar Miguel Momesso dos Santos.

Pesquisar artigos

Publicações