BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

João Marcelo de Almeida Santos, Marcelo de Oliveira, Luciana Ferreira, Vânia de Fátima Matias, Claudio Kravchychyn.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar fatores que influenciam na efetiva utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física em escolas públicas de Ensino Médio do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí/PR. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada a partir de um questionário composto de questões abertas e fechadas, aplicado a 21 professores de oito escolas pertencentes ao contexto estudado. O perfil dos professores participantes da pesquisa evidenciou um grupo experiente e com formação especializada para a atuação na etapa de ensino pesquisada. Verificou-se que a maioria deles já utilizava tecnologias digitais antes da pandemia de COVID-19 e continua utilizando até os dias atuais, com um esperado aumento dos conteúdos ao longo do período da pandemia e, na volta às aulas presenciais, um aumento em relação ao período pré-pandêmico. Como principais dificuldades, verificou-se a falta de uma política consistente de formação continuada, mesmo durante o período do ensino remoto, em que os professores mais necessitavam, situação que parece perdurar até os dias atuais, bem como a precariedade de infraestrutura nas escolas. Como principal potencialidade, apresenta-se a possibilidade de trabalho com dispositivos móveis, facilitadores nos trabalhos envolvendo pesquisas e aplicativos que tratam de exercícios físicos e manifestações da cultura corporal.

Palavras-Chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação Física Escolar. Ensino Médio.

Abstract

This study aimed to identify factors that influence the effective use of Digital Information and Communication Technologies in Physical Education classes in public high schools within the Regional Education Center of Paranavaí/PR. This descriptive study used a questionnaire composed of open and closed ended questions administered to 21 teachers from eight schools within the study area. The profile of the participating teachers revealed an experienced group with specialized training for the teaching stage under study. It was found that most of them were already using digital technologies before the COVID-19 pandemic and continue to do so today, with an expected increase in content throughout the pandemic and, upon the return to in-person classes, an increase compared to the pre-pandemic period. The main challenges identified were the lack of a consistent continuing education policy, even during the remote learning period when teachers needed it most—a situation that appears to persist to this day—as well as the precarious infrastructure in schools. The main potential is the possibility of working with mobile devices, facilitating work involving research and applications that deal with physical exercises and manifestations of body culture.

Keywords: Digital Information and Communication Technologies. School Physical Education. High School.

Palavras Chave

João Marcelo de Almeida Santos, Marcelo de Oliveira, Luciana Ferreira, Vânia de Fátima Matias, Claudio Kravchychyn.

Pesquisar artigos

Publicações