Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

FATORES QUE LEVAM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO BURNOUT

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Flávia Fernanda Viana Gonçalves, Adriano José Rossetto Junior

Resumo

O estudo parte de uma reflexão sobre a crise da qualidade da educação no Brasil, levando em consideração a dimensão humana do professor. Procura identificar os principais fatores que levam esta classe de trabalhadores ao estado de desmotivação e, posteriormente, à síndrome de Burnout. Diagnostica a existência de realidades desmotivantes distintas entre professores de diferentes disciplinas. Para tanto, a pesquisa foi realizada com a comparação dos conceitos da base teórica com os dados obtidos pela aplicação de um questionário fechado a 38 professores de educação física da rede municipal da cidade de Praia Grande – SP. Os resultados demonstram correlações das respostas dos entrevistados com a realidade da educação, identificadas nas fontes bibliográficas, traça o perfil do grupo amostral e ratifica que os professores de Educação Física estão cada vez mais inseridos no contexto educacional. Conclui-se que os professores de Educação Física são desmotivados diante de fatores comuns à equipe escolar, identificando que a maior dificuldade enfrentada por estes professores em seu cotidiano é a indisciplina dos alunos. Entende-se que o enfrentamento ao problema detectado gerará experiências e conhecimentos necessários para a reação do professor.

Palavras-chave: Desmotivação. Síndrome de Burnout. Professores de Educação Física.

Abstract

The study starts with a reflection on the crisis of the quality of education in Brazil, taking into account the human dimension of the teacher. Seeks to identify the main factors leading this class of workers to the state of demotivation and later the burnout syndrome. Diagnoses the existence of distinct realities demotivating between teachers of different disciplines. So, the survey was conducted by comparing the theoretical basis of the concepts with data obtained by applying a closed questionnaire to 38 physical education teachers in the municipal city of Praia Grande - SP. Results show correlations between respondents' answers with the reality of education, identified in bibliographic sources, traces the profile of the sample group and confirms that physical education teachers are increasingly embedded in an educational context. We conclude that the Physical Education teachers are unmotivated front of factors common to school staff, identifying the greatest difficulty faced by these teachers in their daily lives is the indiscipline of pupils. It is understood that confronting the problem detected will generate experiences and consciences necessary for the reaction of the teacher.

Keywords: Demotivation. Burnout Syndrome. Physical Education Teachers.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'sqlite3' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: