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EFEITOS DE QUATRO AULAS DE MALABARISMO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE ONZE ANOS DE IDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO RIO DAS OSTRAS/RJ.

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Autor(es)

Lorenzo Prúcoli Martins, Ricardo Mariano Dublasievicz, Mauricio Garcia Ennes, Edwar Santos Santana, Elisaldo Mendes Cordeiro, Tiago Costa De Figueiredo

Resumo

A oferta de atividades circenses em ambientes diversos é crescente e, alguns benefícios são atribuídos à prática do malabarismo, despertando interesse acadêmico. Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos de quatro aulas de malabarismo, sobre o desenvolvimento motor de escolares. A hipótese inicial foi que as aulas exerceriam influência positiva sobre o desenvolvimento motor. Os métodos utilizados caracterizam o estudo como, estudo transversal, quase experimental, com delineamento pré-experimental, de teste pré e pós-tratamento, com um grupo intacto, no qual foi aplicado parte dos testes da Escala do Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), com observações complementares. A população foi composta por doze escolares voluntários, de onze anos de idade, de uma escola pública do município de Rio das Ostras, que não praticaram malabarismo anteriormente. Os resultados obtidos foram variações positivas no esquema corporal e na organização espacial. Conclui-se que houve influência positiva sobre componentes do o desenvolvimento motor. Sugere-se a reaplicação de estudo com maior duração e com delineamento experimental.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Arte Circense. Aprendizado Motor.

Abstract

The offer of circus activities in various environments is growing and some benefits are attributed to juggling, arousing academic interest. The purpose of this study was to determine the effects of four juggling classes on children's motor development. The initial hypothesis was that the classes exert a positive influence on motor development. The methods used characterize the study as a cross-sectional, almost experimental study with a pre-experimental pre-test and post-test design with intact group, applied to the Motor Development Scale tests (ROSA NETO, 2002), with additional observations . The population was composed of twelve eleven-year-old volunteers from a public school in the municipality of Rio das Ostras, who did not practice juggling. The results point to positive changes in body schema and spatial organization. It was concluded that the results suggest a positive influence on motor development components. It is suggested to reapply a long-term study and experimental design.

Keywords: Physical Education. Circus Arts. Motor Learning.

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