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INFORMAÇÕES SOBRE TDAH ENTRE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALTAMIRA/PA.

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Autor(es)

José Robertto Zaffalon Júnior, Leiliane Pereira Limana, Tássia Ívylla Oliveira de Sousa, Dener José Buchinger Beltrame

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se socialmente pela desatenção, agitação e impulsividade constantes, e nesse contexto, a educação física escolar surge como uma possibilidade educacional capaz de desenvolver habilidades comprometidas em função do TDAH. O presente trabalho buscou analisar as informações sobre TDAH presentes entre os profissionais de Educação Física de Altamira-PA. É resultado de um estudo de campo com abordagem qualitativa, participaram 12 professores de Educação Física que atuam nas séries finais do ensino fundamental em escolas públicas. Os dados foram coletados por um questionário composto de 11 questões da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA, 2014). As respostas foram analisadas conforme a análise ídeocentral (TEIXEIRA, s/d) e comparadas com o gabarito. Foram obtidas 132 respostas e categorizadas em: 35 contemplaram, possuindo na sua ideia central, informações corretas sobre o que lhes foi perguntado; 36 contemplaram parcialmente; 20 foram respostas erradas; 11 estavam em branco e 30 respostas foram relatos da falta de informações sobre o assunto. Tal falta de informações remete à necessidade do aprofundamento acerca do tema, uma vez que é fundamental compreender as peculiaridades deste transtorno e consecutivamente lidar de maneira adequada, cabendo ao professor de Educação Física auxiliar tanto na difusão de informações sobre o referido transtorno, como contribuir para a inclusão e o desenvolvimento das crianças com TDAH, o que torna essa pesquisa um precedente para novos estudos sobre o tema que sejam capazes de promover mudanças no contexto educacional, social, familiar e até mesmo no futuro dessas crianças.

Palavras-chave: TDAH. Crianças. Educação Física. Informações.

Abstract

Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is socially characterized by constant inattention, agitation and impulsivity, and in this context, physical education appears as an educational possibility capable of developing ADHD-compromised abilities. The present work sought to analyze the information on ADHD present among the Physical Education professionals of Altamira-PA. It is the result of a field study with a qualitative approach, attended by 12 Physical Education teachers who work in the final grades of elementary school in public schools. The data were collected by a questionnaire composed of 11 questions from the Brazilian Association of Attention Deficit (ABDA, 2014). The responses were analyzed according to the centroid analysis (TEIXEIRA, s / d) and compared with the feedback. A total of 132 responses were obtained and categorized as follows: 35 included, in their central idea, correct information about what was asked of them; 36 partially contemplated; 20 were wrong answers; 11 were blank and 30 responses were reports of lack of information on the subject. This lack of information refers to the need to deepen the subject, since it is fundamental to understand the peculiarities of this disorder and to deal adequately with the physical education teacher, both in the dissemination of information about the disorder and to contribute to The inclusion and development of children with ADHD, which makes this research a precedent for new studies on the subject that are capable of promoting changes in the educational, social, family and even future context of these children.

Keywords: TDA-H. Children. Physical education. Information

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