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O PAPEL DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO NO DESENVOLVIMENTO DO “PROGRAMA SEGUNDO TEMPO”

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Autor(es)

Ana Luiza Barbosa Anversa, Camila Rinaldi Bisconsini, Franklin Castillo Retamal, Claudio Kravchychyn, Fernando Augusto Starepravo, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Resumo

O artigo teve por objetivo analisar o papel do planejamento pedagógico no desenvolvimento do Programa Segundo Tempo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa descritiva documental junto à legislação que trata do esporte educacional brasileiro e as diretrizes do Programa. Verificou-se que o planejamento pedagógico se coloca nesse processo como uma ação participativa, reflexiva e necessária para a concretização das mudanças sociais almejadas, proporcionando às crianças e aos jovens beneficiados o acesso às práticas corporais dentro dos preceitos do esporte educacional, que norteiam a proposta pedagógica e estrutural do Programa. Nesse processo, destacam-se a capacitação e formação continuada dos profissionais e monitores, bem como a assessoria e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas no cotidiano dos núcleos de desenvolvimento das atividades.

Palavras-chave: Políticas públicas. Esporte. Planejamento participativo.

Abstract

The means of this article was to analyze the role of pedagogical planning in the development of the "Programa Segundo Tempo". The data were obtained through a descriptive documentary research with the legislation that deals with the Brazilian educational sport and the program guidelines. It was verified that pedagogical planning is placed in this process as a participatory, reflexive and necessary action to achieve the desired social changes, providing the children and young beneficiaries with access to corporal practices within the precepts of the educational sport, which guide the proposal Pedagogical and structural aspects of the Program. In this process, the training and continuous training of professionals and instructors stands out, as well as the advisory and evaluation of the pedagogical actions developed in the daily activities of the centers of development of the activities.

Keywords: Public policy. Sport. Participatory planning.