Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

PEDAGOGIA DE PROJETOS APLICADO NA INICIACÃO ESPORTIVA DO MINI-TÊNIS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS NA ESCOLA.

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Cleryston Giovanni da Silva,Cristiano Marcelo Moura, Matheus Salgado Magalhães Gomes, Milton Barbosa de Carvalho, Roberto Rocha Costa

Resumo

Diante do paradigma em que precisamos cuidar do meio ambiente utilizando também da reciclagem, e a necessidade de ampliar a cultura corporal de movimento dos escolares, no presente estudo abordaremos o desenvolvimento de materiais alternativos para verificar a possibilidade da pratica esportiva do mini-tênis na escola. No estudo avaliamos o processo de aprendizagem de 20 alunos de uma escola, por meio de observação direta em uma escola pública do interior do estado de São Paulo, realizamos 12 aulas utilizando da sistematização da pedagogia de projetos. Na busca de analisar os dados obtidos durante a pesquisa, verificamos a possibilidade de jogar mini-tênis com materiais alternativos. Observamos que os alunos criaram seus materiais para a prática, trocaram bolas, ou seja, vivenciaram plenamente o jogo. Para conseguir jogar os alunos precisaram tomar decisões e resolver problemas. Essa experiência nos possibilita propor soluções para o ensino da modalidade utilizando materiais adaptados, ocasionando o prazer de jogar um esporte pouco presente no ambiente escolar. Desta forma, concluímos que é possível aos alunos conhecerem a modalidade e ao professor de Educação Física, aumentar suas alternativas de atividades na grade curricular. Promovendo a diversidade esportiva na escola, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, mudando o velho paradigma de que o tênis é um esporte de “elite”.

Palavras-chave: Materiais alternativos. Iniciação esportiva. Mini-tênis

Abstract

The ecological new way of thinking the environment care by recycling, and the need to grow the movement corporal culture in school students, in this study we will discuss alternative materials development to verify the possibility to learn mini-tennis at Scholl. In the study, we evaluate the learning process of 20 students from a school, through direct observation in 12 lessons using the pedagogy of projects. The possibility to play mini-tennis with alternative materials is real. Was observed that students created their material that was used to play in practice, experiencing the game, so decision making and problems solutions was needed. This experience enables us to propose solutions to the teach using recycle materials and playing with pleasure a sports modality little experienced in school. We conclude that is possible to students to know the sport and to the Physical Education teacher increase their curricular activities. Promoting sport diversity using recycle material and with low cost by changing the old paradigm that tennis is a sport for people with high purchasing power.

Keywords: Alternative materials. Sports initiation. Mini tennis.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'sqlite3' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: