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A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VISÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO

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Autor(es)

Nubia Marina Mesquita Soares, Jurandir Fernandes Cavalcante, Luiz Torres Raposo Neto, Valmir Arruda Sousa Neto, Francisco Getúlio Alves Moreira, Eduardo de Lima Melo, Roberta Oliveira da Costa.

Resumo

A Educação Física na escola proporciona momentos de reconhecimento do corpo, no qual busca o desenvolvimento integral, oportunizando a promoção da saúde e lazer, assim como a conscientização dos benefícios das atividades físicas. Deste modo o presente estudo buscou identificar a percepção dos alunos com relação a aplicação dos conteúdos de Educação Física no ensino médio. Trata-se uma pesquisa de campo do tipo quantitativa descritiva, no qual foi utilizado um questionário estruturado. Os resultados indicaram que 74% dos entrevistados entendem as aulas de Educação Física na formação escolar como extremamente relevante e 22% relevante, apenas 2% consideram irrelevante e desnecessário. Para 65,4% a Educação Física está diretamente ligada à promoção da saúde, qualidade de vida, já 20% destacam o esporte, seguido 11% como disciplina escolar, lazer e recreação com 1%. No conteúdo, explicitamente 56% determinaram o esporte como conteúdo preferido, seguido da dança com 25%, lutas e jogos, com 8% e ginástica sendo a menos preferida com apenas 3%. Pode-se constata que a Educação Física é considerada relevante na formação escolar, sendo equiparada a saúde. O esporte, dentre os demais, foi o conteúdo destacado, as aulas práticas foram apontadas como fator motivante e a infraestrutura da escola como desmotivante. Portanto torna-se necessárias ações que abordem o ensino da Educação Física no ensino médio, rompendo com uma ideologia de uma Educação Física tradicional, conduzido por padrões estabelecidos e codificados. Assim, sugere-se aos profissionais, cientes de sua importância no desenvolvimento integral do educando, que propaguem o conhecimento da cultura corporal de movimento.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Escola.

Abstract

Physical education at school provides moments of recognition of the body, in which the search for integral development, creating opportunities for health promotion and leisure, as well as awareness of the benefits of physical activity. Thus the present study sought to identify the perceptions of students with respect to application of the contents of physical education in high school. This is a field research of quantitative descriptive type, which was used a structured questionnaire. The results indicated that 74% of respondents perceive the physical education classes in school as extremely relevant and 22% relevant, only 2% consider irrelevant and unnecessary. To 65.4% physical education is directly linked to health promotion, quality of life, 20% already highlight the sport, followed 11% as school discipline, leisure and recreation with 1%. On the contents, 56% explicitly determined the sport as a preferred content, followed with 25 percent, fights and games, with 8% and gymnastics being the least preferred with just 3%. It can be noted that physical education is considered relevant in education, being equated to health. The sport, among others, was the outstanding content, the practical lessons were pointed as motivating factor and the infrastructure of the school as de-motivating. There fore becomes necessary actions that address the teaching of physical education in high school, breaking with an ideology of a traditional physical education, conducted by established standards and encoded. Thus, it is suggested to professionals, aware of your importance in the development of the educating, spreading the knowledge of body culture movement.

Keyword: Physical Education. High school. School.

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