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A IDADE E O TEMPO DE ATUAÇÃO COMO FATORES ASSOCIADOS À UTILIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS POR PROFESSORES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO CEARÁ

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Autor(es)

Lucas Soares Pereira, Francisco José Rosa de Souza

Resumo

Devido ao surgimento de questões consideradas relevantes, urgentes foi elaborado o Tema Transversal (TT) como um guia de conteúdos a serem desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as disciplinas pertencentes ao ensino básico, incluindo a ética, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual e saúde. Dessa forma, objetivou-se identificar a influência da idade e do tempo de atuação na utilização e a frequência do uso dos TT por professores do ensino fundamental II do estado do Ceará. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com professores que atuam no ensino fundamental II. Os parâmetros amostrais utilizados foram do tipo conglomerados, em que coube ao professor responder um questionário on-line enviado por e-mail ou no formato impresso. Para o trato estatístico, foi utilizado o SPSS por meio de análise descritiva e inferencial. O teste Qui-quadrado foi usado para identificar a significância com p < 0,05 em alguma das associações, e teste z para identificar quais itens da coluna são diferentes. Com uma amostra de 59 professores, 50,8% eram do sexo feminino, com maioria na idade 18 e 40 anos (59,3%). Especificamente nos temas Saúde e Orientação sexual, os professores Acima de 50 anos obtiveram diferença significativa para menos entre as outras idades quando associado à utilização dos TT. Esse mesmo grupo também se comportou diferente das outras idades na frequência da utilização do tema pluralidade cultura. Dessa forma, sugere-se que os professores com idades acima de 50 anos avaliados nesse estudo, possuem um perfil diferenciado das outras idades quanto à utilização de alguns conteúdos.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Diretrizes. Interdisciplinar

Abstract

Due to the increase on issue considered relevant and urgent and that are present in various ways in students' daily lives, the Transversal Themes (TT) have been drawn up as a guideline for contentes to be interdisciplinarily developed in primary school subjects, including ethics, cultural plurality, environment, sexual orientation and healthiness. Therefore, we aimed to identify the influence of the age and time of job on the Tansversal Themes guideline’s utilization such as it’s frequency of use by teachers of the primary school in Ceará state. A cross-sectional and descriptive-design study was made, with teachers that work on primary school. The sampling parameters we used were expediency and conglomerate-like, in which, the teachers should answer an on-line questionnarie sent by e-mail or printed. For statistical analysis, Qui-square test was performed with p < 0,05 and test Z performed if differences were significant for comparison between columns on bivariate variables, using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 23). With 59 participants, 50,8% are women, with 18 to 40 years old (59,3%). For the sexual orientation and healthiness transversal themes, teachers over 50 years-old had significant lower results in comparison the other ages teachers when associated with TT use. The same group (older than 50 years) also behaved differently from the other ages in frequency of use of the plurality culture theme. We could suggest that teachers, who aged over 50 years included in this survey, have a different profile from the other ages teachers, regarding to some contents use.

Keyword: School Physical Education. Guidelines. Interdisciplinarily