Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

CURRICULO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO E DA APRENDIZAGEM

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Rosimar Rosa dos Santos

Resumo

O presente estudo tem como tema central o currículo escolar na formação do sujeito e da sua aprendizagem. O objetivo deste estudo é descrever de forma bem clara a importância do currículo escolar dentro do processo de ensino aprendizagem dos indivíduos, reconhecendo que é por meio do currículo que se constroem o sujeito, a aprendizagem e a cidadania. As informações aqui apresentadas é fruto do levantamento bibliográfico, com citações pertinentes acerca dessa temática. Constatou-se que para a melhoria da educação em todas as instancias é necessário intervir com sérias mudanças no currículo, adequando conforme a realidade que se tem. É preciso compreender que o resultado de um bom currículo escolar é sempre visível e positivo. Porque o currículo é um passo importantíssimo dentro do processo de escolarização. Esse resultado mostra o quão é necessário que a educação seja tratada com seriedade e prioridade por parte de todos os órgãos competentes e toda sociedade civil. Foi possível identificar que o currículo escolar das escolas pública brasileiras necessita de ações emergenciais para suprir as carências e as deficiências. Deixando bem nítido a enorme necessidade de um novo currículo com uma base curricular nacional compatível com a realidade do país.

Palavras-chaves: Currículo. Aprendizado. Formação. Cultura. Ensino.

Abstract

The present study has as central theme the school curriculum in the formation of the subject and his learning. The purpose of this study is to describe in a very clear way the importance of the school curriculum within the learning process of individuals, recognizing that it is through the curriculum that the subject, learning and citizenship are built. Data collection was carried out through the bibliographical references of authors that approached the relevance of this theme to the school context. It was found that for the improvement of education in all instances it is necessary to intervene with serious changes in the curriculum, adjusting according to the reality that one has. It is necessary to understand that the result of a good school curriculum is always visible and positive. Because curriculum is a very important step in the schooling process. This result shows how necessary education is to be treated with seriousness and priority by all relevant bodies and all civil society. It was possible to identify that the school curriculum of the Brazilian public schools needs emergency actions to fill the needs and deficiencies. Making clear the enormous need for a new curriculum with a national curriculum base compatible with the reality of the country.

Keywords: Curriculum. Learning. Formation. Culture. Teaching.